terça-feira, 24 de maio de 2011

Pele do rosto saudável

Já postei aqui sobre os cuidados necessários com a pele no inverno, mas para manter a pele do rosto saudável o ano todo, é preciso cuidar dela sempre e os passinhos a seguir são super práticos:

Limpar

A pele do rosto deve ser limpa duas vezes ao dia (manhã e noite). Essa é a etapa mais importante, pois retira a sujeira externa e as secreções que são produzidas naturalmente pelo organismo. 

Com relação aos sabonetes, os comuns são muito agressivos, por isso é preciso optar por sabonetes específicos para o rosto e, também, aqueles específicos para cada tipo de pele. O creme de limpeza também remove impurezas, mas costuma ser mais suave que os sabonetes. Já o demaquilante é usado para remover produtos como sombra e base. O líquido deixa menos resíduos enquanto o cremoso é mais eficaz na remoção de maquiagem mais pesada. 

A esfoliação também é importante, mas os produtos devem ser sempre usados com movimentos bem delicados, para não machucar a pele. Para peles secas, recomenda-se fazer a esfoliação uma vez por semana, já para as peles normais, uma ou duas vezes, e para peles oleosas e mistas, de duas a três vezes. 

O tônico ajuda a desobstruir os poros e a normalizar o pH da pele, no entanto, muitos contêm álcool, por isso é melhor optar por produtos com substâncias calmantes e até mesmo aqueles a base de água termal, que ajudam a hidratar a pele. 

Tratar

Hidratar o rosto é fundamental, até mesmo para quem tem pele oleosa (nesse caso, o ideal é usar hidratante gel, creme gel ou loção oil free). Para quem tem pele mista, vale misturar dois tipos de produtos: um para pele oleosa e outro para seca.

O hidratante deve ser usado duas vezes ao dia (após a limpeza). Para os olhos, deve-se usar produtos específicos, pois a área é muito sensível e fina, e produtos não específicos podem irritar os olhos. 

Proteger

O filtro deve ter no mínimo 30 de FPS. No dia a dia, o produto deve ser usado três ou quatro vezes ao dia no rosto e nas áreas que ficam expostas ao sol. Já na praia ou na piscina, deve-se passar o produto de hora em hora. 

Existem hidratantes com proteção solar, mas por serem produtos associados, não chegam a ter um fator de proteção maior que 15 ou 30. Por isso é importante unir os dois produtos, sempre passando o protetor depois do hidratante. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário