quarta-feira, 13 de abril de 2011

Cuidados com a pele no inverno

Nessa época é comum a pele apresentar áreas ressecadas, que chegam a apresentar rachaduras e até mesmo sangramento. Por isso, a maior preocupação no inverno é hidratar a epiderme (camada mais superficial da pele). 

A hidratação da pele se dá tanto interna quanto externamente. A interna ocorre quando o suor (água e sais minerais), atravessa as várias camadas da pele até chegar a epiderme. A externa acontece quando introduzimos água, por meio de produtos farmacêuticos e cosméticos. 

No verão, com as altas temperaturas, o corpo produz mais suor, levando água das camadas mais profundas para a epiderme e isso faz com que a pele fique sempre hidratada. Já no inverno, a produção de suor diminui e o corpo deixa de contar com essa alternativa de hidratação, sendo essencial o uso de hidratantes. 

Para que o hidratante realmente funcione, a pele deve estar limpa, mas é preciso tomar cuidado para que a limpeza exagerada não tire o manto hidro-lipídico (camada de gordura da pele). 

A hidratação natural da pele é garantida pela capa mais externa dela, impedindo a perda de líquido. Água quente e sabonetes alcalinos removem essa capa de proteção, chamada de lipoproteica. Resultado: a pele perde água e fica desidratada. Por isso, tome sempre banhos com a água morna. O banho também não pode ser demorado (o enrugamento normal que acontece na pele quando ficamos muito tempo na água indica que a pele está desidratada). O uso da bucha é permitido (prefiro mil vezes a luva para banho que postei aqui), ela elimina as células mortas, no entanto, a hidratação após a esfoliação deve ser bem mais cuidadosa. 

O rosto é a região que sofre mais nessa época. Para o rosto, use sempre água fria e evite o uso de buchas ou esponjas. O ideal é usar uma loção ou gel de limpeza com uma ação mais profunda. 

E não esqueça, o uso do protetor solar (diariamente) continua no inverno.

Aposte nos óleos trifásicos, que ajudam a evitar a perda de água (eles são um complemento, não substituem o hidratante). 

Por fim, não deixe de hidratar por dentro. Beber dois litros de água diariamente é regra básica, tanto no frio quanto no calor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário