sábado, 9 de abril de 2011

Cuidado com as bijuterias

Primeiro apareceram umas bolinhas (parecia brotoeja) em volta do meu pescoço, depois começou a ficar vermelho, arder e coçar. E não foi só no pescoço. Percebi isso no meu pulso, dedos, próximo ao ombro, na barriga e até em uma parte do rosto. Na orelha, coceira e vermelhidão. 

Foi quando percebi que eram nesses lugares que usava bijuterias (pescoço - colar, orelha - brinco, pulso - pulseira, dedos - anéis). Mas e nas outras regiões? Na barriga, vi que era a fivela do cinto! Próximo ao ombro, onde ficava a alça de metal da bolsa e no rosto, a armação do óculos! 

Ih, descobri que era alérgica a níquel. Que está presente em tudo isso que escrevi. Mas, ué, eu não tenho um monte de piercings? E isso nunca aconteceu com eles.

Mas o problema é maior. Para quem não é alérgico, o níquel também faz mal. Ele é cancerígeno. Mesmo objetos folheados a ouro ou prata, contém níquel. Super prejudicial a saúde, sua venda é proibida nos EUA e na Europa, mas no Brasil não. 

Aviso para todos, e não só aos alérgicos: opte por jóias (de verdade verdadeira), e se não quiser pagar muito, use e abuse do metal inox ou do aço cirúrgico (mesmo material com que é feito o piercing). Com relação a armação do óculos, ela também pode ser de metal inox ou acetato (que é mais barato).

Nenhum comentário:

Postar um comentário